HISTORICO DA FUNDIÇÃO E TORNEARIA PINHALENSE LTDA

A empresa Fundição e Tornearia Pinhalense Ltda, surgiu da necessidade que havia na região de fundição de peças e tornearia. Na época quem precisava de alguma peça fundida deveria deslocar-se a São Carlos ou Chapecó, que eram as mais próximas. O Sr. Onorio saindo de uma atividade de moinheiro que estava em decadência resolveu com a cara e coragem, sem algum conhecimento iniciar alguma atividade para seguir seus sonhos de inventor, pois sempre desde criança surgia com idéias mirabolantes, entre maquinas de descascar amendoim, bicicleta de madeira, rodas d água e muitas outras coisas.

Em 1972 iniciou-se a construção da fábrica, em madeira com cobertura em brasilite. As atividades de produção iniciaram em 17 de janeiro de 1973, sendo com um forno movido a óleo queimado, recolhido nos postos de gasolina da região, um torno tocado a correia e mais um torno novo e moderno adquirido em Porto Alegre, uma plaina, um soldador e mais alguns equipamentos.

Pensou-se inicialmente em produzir peças para serrarias que na época eram muitas na região e atender as necessidades que viram a surgir. Mas não foi fácil, foram momentos difíceis, pois se constatou que não haveria mercado suficiente, pois o momento deveria ser de progresso. Então se decidiu fabricar alguma coisa em série, mas o que fazer? Surgiu a grande ideia, fabricar moendas de cana, seria o produto que alavanca ria a produção, mas após fabricar certa quantidade e tentar vender não foi fácil, constatou-se que a venda era pouca e depois se vendia apenas dois meses por ano, ficando a fabrica novamente sem produzir.

Foi então que em uma conversa com o Sr. Luiz da empresa DIMAQ de Chapecó que sugeriu que produzirmos polias para Motores, pois na época os agricultores estão iniciando a modernização na agricultura, adquirindo trilhadeiras e consequentemente motores a diesel e a gasolina. Começamos a fabricar as polias para Motor Montgomery, Yanmhar e Tobatta. Vimos que então seria algo promissor, vendendo então aqui na região Oeste.

Em 1975, foi adquirida uma camionete C-10, em que Sr Onorio passou a vender para o Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. As vendas eram realizadas pelo Sr. Onorio e sua esposa Libera cuidava da produção e mais quatro funcionários.

Quando Onorio chegava com os pedidos, fabricava-se e o mesmo entregava na próxima viagem e sendo que a embalagem das peças eram cestos, aqueles de taquara, pois na época não havia outra opção de embalagem e foi ai que se descobriu a sua utilidade. Separava-se cada pedido em um cesto, chegando ao cliente e estava já tudo conferido. Trabalhava-se até dez, onze horas da noite ate tudo estar pronto, então Onorio emitia as notas fiscais e viajava no dia seguinte.

De 1977 a 1979, adquiriram-se outros tornos, conforme a necessidade da produção. Nesta época também optamos em trabalhar 24 horas por dia, pois os pedidos eram muitos e poucas máquinas, pois era uma época em que muito se expandiu à energia elétrica, passando a produzir muitas polias para motores elétricos, a grande revolução no setor agrícola, que era o alvo maior de clientes Casa de Maquinas Agrícolas.

Em 1985, sentiu-se a necessidade de construir outro pavilhão e modernizando cada vez mais a produção.

Em 1986 surgiu mercado através do Representante Sr. Adelir no estado de São Paulo e Minas Gerais. Onde o mercado exigia qualidade, desde o ferro fundido até a parte de usinagem, com padrão de qualidade, ferramentas novas, tornos novos, mas batalhamos muito. E em 1991, a empresa adquiriu o 1º Torno CNC com Comando numérico computadorizado, sendo uma solução para a qualidade das polias.

Em 1993, adquiriu-se o 2º Torno CNC. Em 1997, adquiu-se o forno a indução, sendo este a revolução em termos de extinguir a poluição e qualidade do ferro produzido.

Após esta data adquiriu-se muitos tornos CNC e convencionais, sendo que temos capacidade de produzir polias de 4,5 cm até  1,10 mt, fornecendo para empresas de todo o Brasil.

Hoje contamos com  uma área construída de 2.000 m2,

Com uma fundição das mais modernas, sistema de automatização, que nos permite trabalhar 24 horas continuo, pois molda e funde e desmolda continuamente em um sistema de limpeza de peças com jateamento por granalha de aço.

Toda nossa equipe de funcionários qualificados, engenheiro químico, engenheiro mecânica e Técnico de segurança no trabalho. Podemos destacar toda qualidade de nossa produção, produto e satisfação do cliente.

Hoje com capacidade de produzir mais de 6 toneladas de ferro por dia, e capacidade de usinar peças de até 1300mm de diâmetro, contamos com uma usinagem com 10 tornos CNC e 15 tornos convencionais.

Acreditamos que a qualidade é o nosso diferencial, que nos matem como referencia, para continuar a atender nossos clientes, e firmar novas parcerias, aumentando ainda mais nosso compromisso de levar para todo Brasil, produtos de qualidade, produtos Fetopil, a marca da polia.